Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

TIM alcança Claro no mercado de telefonia móvel

Ambas agora contam com 25,55% de market share, em uma disputa na qual a Claro, do grupo mexicano América Móvil, vem perdendo terreno há meses

Por Da Redação
26 jul 2011, 19h19

A TIM Participações alcançou a Claro na segunda posição de telefonia móvel no Brasil, dando continuidade à trajetória de crescimento neste ano, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados nesta terça-feira. Ambas agora contam igualmente com 25,55% de market share, em uma disputa na qual a Claro, do grupo mexicano América Móvil, vem perdendo terreno há meses.

Apesar de a TIM ter dito que não mira exclusivamente subir no ranking, e sim ganhar rentabilidade, o mercado deve enxergar com bons olhos sua chegada à segunda posição do mercado brasileiro, que fechou junho com um total de 217,3 milhões de acessos móveis. “É sempre bom subir colocações, e o crescimento da TIM tem sido um destaque para a valorização da ação da companhia nos últimos meses, além do anúncio de entrada no Novo Mercado (da Bovespa)”, disse Luciana Leocadio, analista da corretora Ativa.

A ação preferencial da TIM já acumula valorização de mais de 36% desde janeiro. Junta-se a isso uma expectativa de resultados positivos no balanço da companhia, que será divulgado em 2 de agosto.

Em maio, a TIM registrou participação de mercado de 25,34%, enquanto a Claro havia fechado o mês com 25,46%.

Em números absolutos a Claro ainda possui uma ligeira vantagem. A subsidiária brasileira da Telecom Italia fechou junho com 55.524.929 acessos móveis, segundo a Anatel, quase 10 mil linhas a menos do que a concorrente, um número considerado baixo e que, se mantida a tendência de crescimento da TIM, deve ser superado em julho.

Continua após a publicidade

Mercado – A Vivo, que divulgará seus resultados conjuntos com a Telefônica na quarta-feira, continuou isolada na liderança, com 29,47% em junho, leve queda ante 29,48% no mês anterior, e conta com mais de 64 milhões de acessos móveis. Enquanto isso, a Oi continuou perdendo mercado, como esperado, e encerrou o mês com 19,1% de participação frente a 19,38% no mês anterior.

A companhia divulgará seus resultados em 15 de agosto sob a expectativa de queda na receita e no lucro, atribuída por analistas à forte concorrência nos mercados de linhas móveis e também fixas.

(com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.