Clique e assine com até 92% de desconto

Tesouro dos EUA destaca importância de reforma sobre o iuan

Por Da Redação 15 abr 2012, 10h37

WASHINGTON, 15 Abr (Reuters) – O Departamento do Tesouro norte-americano afirmou neste domingo que uma maior variação na cotação do iuan poderia ajudar a reduzir desequilíbrios comerciais se forem dadas mais chances de participação às forças do mercado.

“A decisão da China de ampliar a banda cambial diária, se implementada em um caminho que permita que o valor da cotação reflita as forças do mercado, poderia contribuir para um reequilíbrio que poderia ser positivo para a China, os Estados Unidos e a economia global”, afirmou um oficial do Tesouro à Reuters.

O departamento norte-americano declarou que o processo de correção de um “desalinhamento” do câmbio chinês ainda é incompleto, com mais avanços sendo necessários.

O país asiático deu, neste sábado, um passo histórico para tornar o iuan uma divisa global, dobrando sua possível variação em relação ao dólar.

O Banco Popular da China anunciou na ocasião que permitirá que o iuan valorize ou desvalorize 1 por cento todos os dias, a partir de segunda-feira. O limite anterior era de 0,5 por cento.

(Reportagem de Glenn Somerville)

Continua após a publicidade
Publicidade