Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tesouro anuncia aporte de R$ 1,2 bi nas distribuidoras de energia

Valor será repassado às empresas por meio da Conta de Desenvolvimento Energético; governo prevê anunciar medidas para o setor em abril

O Ministério da Fazenda anunciou na noite desta sexta-feira que vai repassar até a próxima terça-feira 1,2 bilhão de reais às empresas distribuidoras de energia elétrica. Os recursos são cobertos pelo Tesouro Nacional, por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A intenção do governo é mitigar o impacto do aumento dos preços de energia no mercado de curto prazo nos caixas das empresas de distribuição. Estimativas do setor apontam que as companhias amargaram prejuízo superior a 3 bilhões de reais apenas em fevereiro, devido às oscilações de preço.

Leia também:

Uso de térmicas a diesel já tem reflexo na balança comercial

Transmissão de energia do Norte para o Sudeste está no limite

Com calor intenso, consumo de energia subiu 4,9% em janeiro

O Orçamento de 2014 previa o repasse de 9 bilhões de reais à CDE – e, segundo a Fazenda, o montante a ser destinado às elétricas consta deste valor.

O governo afirmou ainda que “continua avaliando as alternativas de solução para as demais situações enfrentadas pelo setor”. E reconheceu que, em abril, deverá anunciar medidas, sem detalhar quais poderiam ser elas.

Leia ainda: Brasil tem a 11ª tarifa de energia mais cara do mundo

Aneel propõe alta de 4,6% nas tarifas de energia para custear CDE

Lobão e ONS batem cabeça sobre risco de racionamento