Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terminais de cargas aéreas passam a funcionar 24 horas

Medida será adotada nos aeroportos com maior movimentação do país e devem aumentar ganho de tempo e reduzir custo na liberação de cargas

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que, a partir desta quarta-feira, os quatro maiores terminais de cargas aeroportuárias do Brasil começam a funcionar durante 24 horas, todos os dias. Com isso, os serviços de liberação de cargas dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Manaus, no Amazonas, e Galeão, no Rio de Janeiro, devem funcionar ininterruptamente.

A mudança foi definida em reunião da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) no mês passado. Em 2012, esses quatro aeroportos responderam por 76% de toda a carga aérea movimentada no Brasil. Guarulhos liderou, com 291 mil toneladas. Campinas, Manaus e Galeão movimentaram, juntos, 476,9 mil toneladas no mesmo período.

De acordo com a SAC, a mudança aumentará o ganho no tempo médio e no custo de liberação de cargas. “A Conaero vai monitorar ainda a implementação da ação, para análise da demanda e das necessidades específicas de cada aeroporto. A perspectiva é que o funcionamento 24 horas seja replicado em outros aeroportos conforme o volume de movimentação de cargas”, afirmou Juliano Noman, secretário de Aeroportos da SAC, em nota.

A mudança não prevê novas contratações. Haverá somente alteração do horário de trabalho dos agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pesquisa e Abastecimento (Mapa), da Receita Federal, da Polícia Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.

Leia também:

Tráfego aéreo mundial de carga recua 2,3% em março, aponta Iata

Dilma dará Secretaria de Aviação Civil ao PMDB

(com Estadão Conteúdo)