Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temer determina afastamento de quatro vice-presidentes da Caixa

Executivos ficarão fora do banco por quinze dias para apresentar suas defesas em investigações da Polícia Federal e do Ministério Público

O presidente Michel Temer determinou ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e ao presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, o afastamento por quinze dias de quatro dos vice-presidentes do banco para que apresentem suas defesas diante das denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), informou o Palácio do Planalto em nota nesta terça-feira.

A decisão ocorreu após reunião do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, com Occhi nesta terça-feira. Segundo fonte ouvida pela agência Reuters, o próprio BC pediu a destituição de todos os vice-presidentes do banco estatal.

A decisão atinge os quatro vice-presidentes da Caixa que estão sendo investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. No total, o banco tem doze vices. O pedido de afastamento dos dirigentes foi feito em dezembro e assinado pelas forças-tarefa das operações Greenfield, Cui Bono? e Sépsis – as duas últimas derivadas da primeira. Até a semana passada, porém, Temer vinha se recusando a acatar a recomendação do MPF.

A Operação Sépsis apura desvios no FI-FGTS e a Cui Bono? analisa desvios em liberações de créditos a grandes empresas. O banco público também é investigado na Operação Patmos, que, em uma de suas vertentes, investiga desvios praticados por Geddel Vieira Lima e Fábio Cleto. Personagens políticos como os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e Henrique Eduardo Alves (PMDB) estão presos por supostos desvios na Caixa, alvos dessa operação.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Aurélio

    Os quadrilheiros continuam apostando firmemente na obtusidade do eleitor brasileiro. Queira Deus que em outubro possamos mostrar que não somos tão idiotas.

    Curtir

  2. Roberto T. Crespilho

    poxa Temer, ai ta dificil te defender, sempre digo para todo mundo que conheço que entre os candidatos que se apesentaram até agora prefiro o Temer , mas assim ta complicado

    Curtir

  3. Marcos Antonio de Assis

    Demorou tomar essa atitude ! Só sobre pressão !

    Curtir