Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Telefonica negocia fatia para se tornar majoritária na Telecom Italia

Proposta de compra de ações aumentaria a participação da espanhola para 70%

A Telefonica está em negociações para se tornar o acionista majoritário da Telecom Italia antes do fim deste mês, com uma proposta para aumentar a participação da espanhola na Telco, a controladora da empresa italiana, para 70%, disseram fontes à Dow Jones.

A Telco controla a Telecom Italia com uma fatia de 22,4% do capital social, enquanto a Telefonica detém 46%. A Assicurazioni Generali, com 31%, a Intesa Sanpaolo, com 11,6%, e a Mediobanca, também com 11,6%, completam a estrutura acionária da Telco. Recentemente, os acionistas da Telco começaram a discutir uma mudança na estrutura acionária. Em 28 de setembro expira o acordo que os mantêm unidos.

Segundo a proposta em discussão, depois de aumentar a participação para 70% na Telco até o fim deste mês, a Telefonica poderá comprar a fatia restante até março do próximo ano, quando a holding pode ser dissolvida, afirmou a fonte. No entanto, ainda não há nada definido.

Se houver um acordo entre os acionistas, a Telefonica terá tempo para analisar o novo plano de negócios da Telecom Italia, que será apresentado em 3 de outubro pelo executivo-chefe, Franco Bernabè. A empresa possui uma dívida de cerca de 29 bilhões de euros e está em negociações iniciais com bancos de investimento para reduzir o endividamento.

(Com Estadão Conteúdo)