Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Telefonica Brasil tem lucro de R$1,33 bi no 3o tri

Resultado, acima do esperado, registrou alta de 6,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior

Por Da Redação 10 nov 2011, 09h28

A Telefonica Brasil teve lucro líquido de 1,33 bilhão de reais no terceiro trimestre, com alta de 6,6% frente o mesmo período do ano anterior, num resultado acima do esperado pelo mercado. Analistas esperavam, em média, um resultado líquido de 1,24 bilhão de reais no período. “A declaração de juros sobre capital próprio no montante de 1,25 bilhão de reais em setembro de 2011 elevou o lucro no trimestre em 452,9 milhões de reais”, segundo a empresa, citando ainda manutenção no resultado operacional.

No acumulado até setembro, o lucro soma 3,6 bilhões de reais. Já a receita operacional líquida da operadora cresceu 4,5% na comparação anual, somando 8,26 bilhões de reais no trimestre terminado em setembro, mas ficou abaixo das expectativas de analistas, de 8,32 bilhões de reais. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou 2,82 bilhões de reais no período, recuo ligeiro de 0,8%. Analistas esperavam um Ebitda maior, de 2,99 bilhões de reais. “A intensa atividade comercial no trimestre para acelerar a captação de clientes implicou, evidentemente, uma oneração do Ebitda no curto prazo”, disse a companhia em seu balanço de resultados divulgado nesta quinta-feira.

Neste cenário de forte concorrência, a margem Ebitda no período passou de 36% para 34,2%, ante previsão de 35,9% de analistas. A Telefonica Brasil investiu 1,22 bilhão de reais no intervalo de julho a setembro, chegando no acumulado ano a investir 3,78 bilhões de reais, segundo a empresa. Já a dívida líquida atingiu 1,9 bilhão de reais em setembro de 2011, e a relação dívida líquida sobre Ebitda é de 0,16 vezes. Os resultados considerados incluem eliminações entre companhias –valores que, segundo a empresa, transitam entre Vivo e Telesp (agora extinta após o fim do processo de integração societária)– informou o documento.

Móvel – Um dos principais destaques da companhia no trimestre foi em telefonia móvel. A receita operacional do segmento, sem contabilizar eliminações entre companhias, registrou avanço de 16,4% frente a um ano antes, atingindo 5,37 bilhões de reais no terceiro trimestre. Isso acontece à medida que a companhia manteve-se na liderança e conseguiu novas adições líquidas, que tiveram alta de 72,1% ano a ano.

Já a receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) subiu 3,6% na comparação anual, para 26,2 reais por mês. “Esse aumento resulta da evolução do tráfego de longa distância e do aumento do Arpu de dados, que cresceu 24,5% em relação ao terceiro trimestre de 2010”, disse a companhia.

(com Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade