Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TAM bate recorde de ocupação no mercado internacional

Por AE

São Paulo – A TAM informou hoje que registrou em dezembro recorde de ocupação, para esse mês, no mercado internacional. Conforme dados divulgados mais cedo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a TAM registrou um aumento na demanda de 6,1%, frente a uma expansão na oferta de 4,4%, o que resultou em uma taxa de ocupação de 79,7%. Com isso, destacou a companhia aérea, nos voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras, a TAM alcançou uma participação de mercado de 88,9% em dezembro.

O yield internacional em dólares da TAM se manteve estável na comparação com o mês de novembro. “Continuamos observando alta demanda para viagens internacionais o que reflete em recordes históricos nas taxas de ocupação tanto para o mês de dezembro quanto para o ano de 2011”, disse a companhia, em comunicado ao mercado.

No período acumulado de janeiro a dezembro de 2011, a TAM elevou sua oferta no mercado internacional em 10,1%, enquanto a demanda cresceu 12,7%, resultando em uma taxa de ocupação de 81,5%, 1.9 ponto porcentual acima em relação ao mesmo período do ano anterior.

No mercado doméstico, a TAM destacou ter registrado participação de mercado de 41% em dezembro e informou que o yield (preço médio pago por passageiro por quilômetro voado) aumentou em relação a novembro. Conforme a companhia, isso confirma para o 4º trimestre de 2011 um aumento de aproximadamente 5% com relação ao trimestre anterior.

No período acumulado de janeiro a dezembro de 2011, frente a 2010, a companhia observou um crescimento da demanda da ordem de 11,5%, enquanto a oferta aumentou 9,5%, resultando em uma taxa de ocupação 1,2 ponto porcentual maior, de 68,8%.