Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suzano diz que custos de produção de celulose devem cair

Por André Magnabosco

São Paulo – O diretor executivo de Operações da Suzano Papel e Celulose, Ernesto Pousada, disse nesta quinta-feira que o custo caixa de produção de celulose da companhia deve cair nos próximos trimestres, após atingir R$ 582 por tonelada entre abril e junho. Nesse período, a Suzano ampliou o consumo de cal virgem por causa da parada de um forno de cal na unidade de Mucuri, na Bahia, que passou por uma parada programada para manutenção ao longo do segundo trimestre.

“A parada foi importante para que consigamos reduzir o custo de produção daqui para a frente”, afirmou Pousada. “A estabilidade nas operações que vemos desde junho, após a parada geral, não era vista há dois anos”, complementou o executivo. Os custos com a compra dos insumos químicos também dá sinais de retração.

Como resultado, a companhia trabalha com a perspectiva de que a trajetória dos custos seja descendente a partir do terceiro trimestre, a despeito da necessidade de compra mais acentuada de madeira de terceiros. Atualmente, o fornecimento externo de madeira equivale a aproximadamente 50% da necessidade total, número que deve se manter praticamente estável até 2016.