Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

‘Supercomissão’ sobre dívida dos EUA se reúne pela 1ª vez no Congresso

Por Mandel Ngan 8 set 2011, 14h56

Uma ‘supercomissão’ do Congresso dos Estados Unidos reuniu-se pela primeira vez nesta quinta-feira para tentar identificar, até novembro, possíveis reduções orçamentárias para reduzir a dívida pública americana que alcançou 14,7 trilhões de dólares.

Os 12 representantes, seis democratas e seis republicanos, realizaram a primeira sessão pública nesta quinta-feira, às 10h30 (11h30 de Brasília).

Manifestantes interromperam por alguns momentos a reunião, gritando “empregos já”.

A reunião ocorreu algumas horas antes do discurso que será feito pelo presidente Barack Obama nas Câmaras do Congresso, no qual apresentará seu novo plano para combater o desemprego.

A nova entidade foi criada em 2 de agosto, depois que o Congresso adotou na última hora o aumento do teto da dívida federal.

A comissão deve encontrar, antes de 23 de novembro, formas de economizar cerca de 1,5 trilhão de dólares em dez anos. Depois, o Congresso deverá avaliar até 23 de dezembro as medidas que a comissão terá recomendado.

A reunião desta quinta-feira tem como objetivo organizar as regras de funcionamento do órgão. A primeira audiência de trabalho ocorrerá em 13 de setembro.

Continua após a publicidade
Publicidade