Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Supercargueiros da Vale poderão voltar a atracar na China

Mudança regulatória abre novamente os portos chineses para os navios conhecidos como Valemax, que desde 2012 estavam proibidos de aportar no país

A China alterou a regulação que, durante três anos, impediu a Vale de atracar seus navios de grande porte no país, os chamados ‘supercargueiros’, de acordo com o jornal chinês South China Morning Post. A mudança abre novamente os portos chineses para os navios conhecidos como Valemax, que desde 2012 estavam proibidos de aportar no país sob alegação de riscos à segurança.

Segundo o jornal chinês, acredita-se que o real motivo para a proibição era a defesa dos interesses das transportadoras nacionais. A suspensão da medida era esperada desde o ano passado, quando a Vale e duas transportadoras nacionais fecharam acordo, disse o analista Jiang Ming, da Haitong Securities, à publicação da China.

Leia também:

Vale venderá navios cargueiros para levantar até US$ 2 bi

“Depois dos acordos com a Cosco Companhia de Transporte Oceânico da China e a China Merchants, a declaração do governo é apenas a última peça do quebra-cabeça. É de se esperar que outras empresas de navegação nacionais, como a China Shipping e a Sinotrans, sigam o exemplo e fechem contratos com a Vale “, disse Jiang Ming.

(Com Estadão Conteúdo)