Clique e assine a partir de 9,90/mês

Superávit comercial de março já é o melhor do ano

Saldo ficou positivo em 1,55 bilhão de reais. No trimestre, alta é de 260%

Por Da Redação - 1 abr 2011, 12h40

O superávit da balança comercial brasileira aumentou em março, registrando o melhor desempenho do ano. O saldo foi positivo em 1,55 bilhão de dólares em março, ante 1,19 bilhão de dólares em fevereiro e 673 milhões de dólares em igual período de 2010. Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior.

No trimestre, o saldo atingiu 3,17 bilhões de dólares, um aumento de 260% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o saldo positivo alcançou 882 milhões de dólares, impactado ainda pelos efeitos da crise mundial nos países desenvolvidos, fazendo com que houvesse declínio nas exportações. Já este ano, fatores externos e internos explicam o bom resultado da balança. Primeiro, há o cenário de recuperação, mesmo que lenta, da economia dos países ricos. Soma-se isso à aceleração das economias emergentes e ao aumento dos preços das commodities – que compõem a maior parte das exportações brasileiras.

As vendas externas acumuladas no ano foram de 51,23 bilhões de dólares, um crescimento de 28,5% em relação a 2010, enquanto as importações cresceram a um ritmo um pouco mais lento – 23,2%, somando 48 bilhões de dólares.

Publicidade