Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Superávit comercial da zona do euro sobe em julho

No entanto, em uma base ajustada sazonalmente, as exportações caíram 1,6% ante junho, enquanto as importações recuaram 0,1%

Por Da Redação 17 set 2013, 12h41

O superávit comercial da zona do euro aumentou em julho, mas uma queda em exportações após ajustes a fatores sazonais sugerem que a recuperação econômica do bloco ainda está frágil.

A agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, disse nesta terça-feira que, sem ajustes sazonais, a zona do euro teve um superávit comercial de bens de 18,2 bilhões de euros (24,31 bilhões de dólares) em julho, de 13,9 bilhões de euros em julho de 2012.

No entanto, em uma base ajustada sazonalmente, as exportações caíram 1,6% ante junho, enquanto as importações recuaram 0,1%.

As exportações foram um fator determinante para o retorno da economia da zona do euro ao crescimento no segundo trimestre, e o declínio em julho levanta questões sobre a sustentabilidade da recuperação. Em uma base ajustada sazonalmente, o superávit comercial da zona do euro caiu para 11,1 bilhões de euros, de 13,5 bilhões de euros em junho.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade