Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

SP’s diz ter tomado medidas para evitar erros como o da nota da França

Por Stan Honda 12 nov 2011, 09h12

A agência de classificação Standard and Poor’s, que anunciou por erro na quinta-feira que a França havia perdido sua nota “AAA”, afirmou nesta sexta-feira ter tomado as medidas necessárias para evitar erros desse tipo, causado por uma confusão de seu sistema de informática.

A agência assegurou também estar cooperando com as autoridades que lançaram uma investigação a respeito.

A SP’s reconheceu na quinta-feira, através de um comunicado, que divulgou erroneamente uma “mensagem” anunciando o rebaixamento da nota da França, que desfruta do ‘triplo A’, a nota máxima.

“A nota da República francesa continua como ‘AAA’, com perspectiva estável, e este incidente não está ligado a nenhuma atividade de vigilância da nota”, disse a agência.

Segundo a SP’s, houve um erro técnico, que enviou uma mensagem automática a alguns assinantes do portal da SP’s Global Crédit, indicando que a nota de crédito de França havia mudado.

O erro coincidiu com o aumento da taxa de risco francesa – a diferença entre o bônus francês à dez anos e o alemão de referência – a mais de 170 pontos.

A França imediatamente pediu às autoridades europeia e francesa de vigilância dos mercados que investiguem “a transmissão errônea de uma mensagem” da Standard and Poor’s.

“François Baroin, ministro de Economia, Finanças e Indústria, pediu aos reguladores competentes (Autoridade Europeia dos Mercados Financeiros e a Autoridade dos Mercados Financeiros) a investigação das causas e as eventuais consequências deste erro”, disse um comunicado de Bercy, sede de seu ministério.

Continua após a publicidade
Publicidade