Clique e assine a partir de 9,90/mês

S&P reduz classificação da dívida espanhola, dizem fontes

Ainda não se sabe se o rebaixamento será de um ou dois graus

Por Da Redação - 13 jan 2012, 17h20

A agência de risco Standard & Poor’s (S&P) reduziu a nota da dívida espanhola, segundo fontes do mercado. Até agora, o rating do país era ‘AA-‘. As fontes não disseram se o rebaixamento será de um ou dois graus.

Em dezembro, a S&P, que deve anunciar nesta noite a revisão da classificação de vários países europeus, colocou em perspectiva negativa a dívida de 15 dos 17 membros da zona do euro.

Fontes do Ministério de Economia espanhol limitaram-se a confirmar que a S&P deve emitir uma nota nesta noite.

O ministro de Economia francês, François Baroin, confirmou, em Paris, o rebaixamento em um grau da dívida francesa, que perdeu a nota máxima, ‘AAA’.

A Espanha, que também chegou a ter rating ‘AAA’, o perdeu em janeiro de 2009. Em abril de 2010, a agência anunciou um novo rebaixamento do país, que caiu de ‘AA++’ para ‘AA+’ e, finalmente, em outubro do ano passado a S&P revisou mais uma vez a nota espanhola, que foi a ‘AA-‘.

Os rumores sobre o iminente rebaixamento elevou a taxa de risco da dívida espanhola (diferencial entre o custo do bônus alemão a dez anos e o espanhol do mesmo prazo) para 346 pontos básicos.

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade