SP: Motorola e Nokia são campeãs de queixas no Procon
Entre as fabricantes de celulares, Motorola tem maior número de reclamações. Nokia vem em segundo lugar, seguida por Samsung e LG
Motorola e Nokia foram as fabricantes de celulares e smartphones alvo do maior número de reclamações dos consumidores paulistas em 2012, segundo levantamento do Procon-SP divulgado nesta terça-feira. Além disso, as empresas acumulam os piores índices de solução dos problemas reclamados.
As falhas de funcionamento e durabilidade dos aparelhos estão entre as principais reclamações dos consumidores – e o problema se agrava com um atendimento pós-venda ainda inadequado. Segundo o Procon, as empresas alegam que o mau uso dos aparelhos é a principal causa de falhas.
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Ainda segundo o Procon-SP, o número de queixas tem aumentado neste ano. Ao comparar dados do primeiro trimestre do ano passado com os deste ano, houve aumento de 14,7% no número de queixas, passando de 742 (2012) para 851 (2013). A Motorola, que está na liderança nos dois períodos, teve alta de 16% nos números de reclamação. A Samsung teve um aumento muito superior, de 69% e passou do terceiro lugar na lista do 1º trimestre de 2012 para o segundo neste ano.
Veja abaixo as principais reclamações dos consumidores paulistas: