Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

S&P coloca nota de fundo de estabilidade europeu sob perspectiva negativa

A agência afirma que manterá a classificação máxima do fundo enquanto seus membros garantidores também mantiverem a mesma nota

A agência de classificação de rating Standard & Poor’s colocou o rating de crédito AAA da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) sob perspectiva negativa. Ao mesmo tempo, reafirmou o rating de crédito de curto prazo “A-1+” do fundo.

A agência afirma que a classificação é baseada nas garantias “incondicionais” dos países responsáveis pela EFSF. A perspectiva negativa indica que, na opinião da S&P, há pelo menos 50% de probabilidade de o rating ser reduzido no curto prazo. A agência explica no texto que, se um ou mais dos membros garantidores AAA da EFSF forem rebaixados, os ratings da EFSF seriam reduzidos para o rating soberano mais baixos dos membros garantidores que atualmente são classificados como AAA.

O comunicado informa que a agência espera encerrar a classificação da EFSF dentro de 90 dias, se possível mais cedo, após o fim da revisão dos membros garantidores da linha de crédito. O rating da EFSF poderia ser reduzido em um ou dois graus, se os ratings das dívidas AAA dos países garantidores forem reduzidos. Mas o rating da EFSF também poderia ser mantido se, mesmo com redução do rating AAA de algum país garantidor, esses países estiverem implementando mais garantias de crédito que, na opinião da S&P, forem suficientes para mitigar a redução da confiabilidade do crédito dos membros garantidores.

(Com Agência Estado)