Clique e assine a partir de 8,90/mês

S&P 500 e Dow Jones recuam após medidas do Fed

Por Da Redação - 20 jun 2012, 18h02

NOVA YORK, 20 Jun (Reuters) – Os índices S&P 500 e Dow Jones fecharam em leve baixa nesta quarta-feira, após o Federal Reserve (banco central norte-americano) anunciar auxílio à economia dos Estados Unidos com medidas que correspondem amplamente às expectativas do mercado, embora não as superem.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,10 por cento, para 12.824 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve desvalorização de 0,17 por cento, para 1.355 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,02 por cento, para 2.930 pontos.

As negociações evidenciaram volatilidade após o anúncio do Fed. Recuos aceleraram durante a entrevista coletiva com o chairman da autoridade monetária, Ben Bernanke, mas a maior parte das quedas foi anulada, com o Nasdaq fechando em leve alta.

As ações avançaram recentemente impulsionadas por esperanças de que o banco central do país estenderia a Operação Twist, um programa de compra de bônus elaborado para reduzir as taxas de juros de longo prazo e estimular o crescimento. Entretanto, o desejo de mais medidas do Fed não foi realizado.

Além disso, a autoridade monetária reduziu sua projeção econômica para este ano e diminuiu as estimativas para os próximos dois anos. Em conjunto, as decisões do Fed fizeram alguns investidores questionarem por que a instituição não indicou uma terceira rodada de “quantitative easing”, conhecida como QE3.

“A onda de vendas de curto prazo foi instigada pela possibilidade de que a QE3 não esteja em um futuro próximo e pela frustração que isso gera”, disse o administrador de portfólios do Stifel, Nicolaus & Co. Chad Morganlander.

“À luz das estimativas do Fed, que nos deixaram relativamente desapontados, esperávamos que o Federal Reserve fosse muito mais agressivo”, adicionou.

Preocupações com o enfraquecimento da demanda foram refletidas na componente do Dow Jones Procter & Gamble, que reduziu suas previsões mais cedo nesta quarta-feira. A ação da maior fabricante de produtos domésticos do mundo recuou 2,9 por cento, para 60,39 dólares.

A Bed Bath & Beyond divulgou outra estimativa pessimista, projetando lucro aquém do esperado para o atual trimestre após o fechamento dos mercados. A ação da companhia caiu 10 por cento, para 66,25 dólares, no after-market.

Continua após a publicidade
Publicidade