Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sony e Panasonic se unem para produzir TVs

Ante o aumento da competição global, sobretudo das fabricantes sul-coreanas, rivais japonesas juntam esforços para fabricar telas OLED

As japonesas Sony e Panasonic informaram nesta segunda-feira que concordaram em se unir para desenvolver a próxima geração de telas planas e módulos para TVs e monitores de grande porte. As duas empresas disseram que unirão esforços para estabelecer uma nova tecnologia até 2013 que permitirá produzir televisores de tela plana em massa. A ideia é usar a avançada técnica de diodos orgânicos emissores de luz.

As telas OLED (Organic Light-Emitting Diode) são mais brilhantes e consomem menos energia, mas a tecnologia precisa de mais investimento para ser preparada para produção em massa. Sony e Panasonic são concorrentes há anos no mercado de TV. A nova aliança é a primeira desse tipo e ocorre à medida que as duas empresas sentem a pressão da competição global.

As fabricantes de TV sul-coreanas Samsung e LG estão entre as primeiras do mundo a ter começado a produção em massa de televisores de tela plana usando tecnologia OLED. Elas já anunciaram que iriam apresentar uma televisão OLED de 55 polegadas ainda este ano.

(Com Agência Estado)