Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Só 26% dos brasileiros têm o hábito de reciclar

Pesquisa do Ibope mostra que é necessário avançar em políticas de conscientização ambiental. Apenas 20% das pessoas reutilizam itens como garrafas, tubos, caixas, envelope e papel

Às vésperas da Rio+20, uma pesquisa do Ibope que ouviu 10.368 pessoas entre julho de 2011 e fevereiro de 2012 revela que a consciência do brasileiro passa ao largo de ações sustentáveis. Somente 26% dos entrevistados reciclam sempre ou com alguma frequência. O contrassenso, no entanto, fica a cargo dos 86% que concordam com o fato de a reciclagem ser um dever de todos. Outros percentuais enfatizam a pouca disposição às práticas verdes: apenas 20% das pessoas reutilizam itens como garrafas, tubos, caixas, envelope e papel.

No que se refere às compras, 14% dos entrevistados disseram levar suas próprias sacolas ou bolsas. A pesquisa ressalta que as novas leis de distribuição de sacolas plásticas ainda não surtiram o efeito desejado. “Porém o hábito de levar bolsas e sacolas próprias quando se vai às compras já está começando a ser incorporado na rotina dos brasileiros”, destaca o estudo. Em Belo Horizonte, por exemplo, onde a lei vigora desde 2011, 48% da população disseram usar sempre ou frequentemente bolsas para fazer compras. Em São Paulo, no entanto, somente 19% têm esse hábito.

O número é ainda mais expressivo quando se analisa quantos deixam de comprar alguma coisa porque a embalagem é grande, 5%. Somente 1% dos moradores de Brasília e Recife afirmou que não consumiu algum produto por causa do excesso de embalagem. O maior índice foi registrado em São Paulo, onde 7% responderam que não comprariam nessas circunstâncias.

A pesquisa mostra que grande parte dos brasileiros, 71%, disse ter interesse pela natureza. No entanto, quando perguntados diretamente sobre temas ligados ao meio ambiente, pouco se sabe. O assunto aquecimento global ou mudança no clima é pouco conhecido por 32% das pessoas. Outros 27% somente ouviram falar e 6% nem conhecem a expressão. Na outra ponta, 12% responderam conhecer muito bem sobre o tema e 24% afirmaram conhecer.

No caso das questões sobre crédito de carbono, apenas 13% dos brasileiros investigados dizem conhecer ou conhecer muito sobre a temática. Quando a pergunta foi sobre a pegada de carbono, 15% da população disse ter informações a respeito.

O lado positivo da pesquisa ficou com os 70% dos entrevistados que disseram estar dispostos a pagar mais por um produto saudável para o meio ambiente. Outro dado positivo do estudo é a disposição de 61% das pessoas paraz mudar o estilo de vida e beneficiar o meio ambiente. Apenas 8% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes, 73% mantêm esforços para a redução no consumo de água e 72% se preocupam em economizar gás e eletricidade em casa. Quanto aos equipamentos de TV e computador, 44% dos entrevistados disseram mantê-los em standy by.

LEIA TAMBÉM:

FAÇA O TESTE: Que tipo de consumidor é você?

O que é economia verde?