Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sindicatos europeus convocam dia de protesto para 29 de fevereiro

Bruxelas, 25 jan (EFE).- A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) convocou uma ‘jornada de ação europeia’ para o próximo dia 29 de fevereiro, para expressar sua rejeição às medidas de austeridade promovidas pela União Europeia (UE) e reivindicar ‘mais justiça social’ às vésperas da cúpula europeia dos dias 1 e 2 de março.

Os sindicatos europeus promoverão esse dia de protestos e mobilizações em todos os países da UE, ‘para que os líderes europeus captem a mensagem’, segundo anunciou em entrevista coletiva a secretária-geral da CES, Bernardette Ségol.

As organizações sindicais espanholas CCOO e UGT confirmaram sua participação na ação coordenada, segundo disseram nesta quarta à Agência Efe os secretários de seus departamentos internacionais, Javier Doz e Manuel Bonmati, após discursarem na reunião do comitê diretor da CES realizada em Bruxelas.

‘Vai ser uma ação descentralizada no âmbito de cada país, e os sindicatos decidirão agora o grau de mobilização em função de cada realidade nacional’, explicou Bonmati.

Já o secretário internacional do CCOO expressou a ‘profunda rejeição’ dos sindicatos europeus ao tratado internacional sobre governança econômica que os líderes do bloco europeu discutirão na próxima segunda-feira, na cúpula extraordinária da UE, que será realizada em Bruxelas. EFE