Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Siemens estima US$2,2tri para fim de energia nuclear na Alemanha

Por Christoph Steitz

FRANKFURT, 17 Jan (Reuters) – A Siemens espera que o abandono da energia nuclear pela Alemanha tenha um custo para o país de até 1,7 trilhão de euros (2,15 trilhões de dólares), disse nesta terça-feira o executivo responsável pelos negócios de energia da empresa alemã.

“Nossos cálculos são de 1,4 trilhão a 1,7 trilhão de euros a serem investidos no setor de energia alemão nos próximos 20 anos”, afirmou à Reuters o membro do Conselho da Siemens Michael Suess, que cuida do Setor Energético da companhia.

“Isso será pago por consumidores de energia ou contribuintes”, acrescentou ele durante a conferência anual Handelsblatt Energiewirtschaft.

O cenário de gastos de 1,7 trilhão de euros é baseado em uma forte expansão de fontes renováveis de energia, enquanto o orçamento de 1,4 trilhão de dólares enfatiza o gás como uma das principais energias alternativas, detalhou o executivo.

A maior economia da Europa decidiu abandonar a energia nuclear após terremoto e tsunami terem atingido o Japão e reatores nucleares no país asiático em 11 de março de 2010, causando um desastre ambiental.