Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Siderúrgica russa Evraz espera melhores preços em 2012

Por Clara Ferreira-Marques

LONDRES (Reuters) – A Evraz, maior siderúrgica da Rússia, de co-propriedade do bilionário Roman Abramovich, afirmou nesta segunda-feira que reduziu seus esforços para vender produtos em dezembro na esperança de uma recuperação dos preços no início de 2012.

“Nós decidimos desacelerar um pouco porque pensamos que poderia ser bom para nós sermos mais oportunistas, e ver se o mercado irá corrigir no primeiro trimestre do próximo ano”, disse o presidente-executivo Alexander Frolov a jornalistas em Londres.

Frolov disse que os pedidos da companhia -geralmente reservados para os próximos 2,5 meses seguintes- estão mais fortes, levaram à decisão de não se empenhar em um ambiente de preços mais baixos.

“O que dissemos aos nossos operadores… é para não se apressarem para as próximas três semanas… Se alguém chegar até você e oferecer um bom preço, você reserva, mas não persiga seus clientes”, disse ele, adicionando que era difícil prever o impacto exato no mês.

“Nossa produção é a mesma, as vendas estão provavelmente para baixo em termos de velocidade, mas não dramaticamente baixas”, adicionou Frolov.

As siderúrgicas na Rússia e no exterior estão alertando sobre os mercados mais fracos, com os principais produtores, incluindo a ArcelorMittal, atribuindo os resultados a clientes cada vez mais cautelosos. Mas na semana passada a Severstal afirmou que esperava uma melhora em 2012.

A Evraz -que vende pouco mais de 40 por cento da sua produção para o mercado russo e para países da ex-União Soviética e é um dos principais produtores de material ferroviário- afirmou que esperava uma forte demanda por material ferroviário na Rússia e na América do Norte em 2012.