Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Setor privado da Alemanha cresce ainda mais em novembro

No sétimo mês consecutivo de crescimento, segmento atinge o maior nível desde janeiro. Destaque para os setores de serviços e indústria

O setor privado da Alemanha cresceu de forma mais rápida em novembro, com os segmentos de serviços e indústria apresentando desempenhos melhores do que o esperado, segundo a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), divulgada nesta quinta-feira. O PMI preliminar, que acompanha o crescimento da indústria e de serviços e abrange mais de dois terços da economia, subiu para 54,3 em novembro ante 53,2 no mês anterior.

O índice ficou confortavelmente acima da marca de 50, que separa crescimento de contração, e atingiu o seu maior nível desde janeiro, marcando o sétimo mês consecutivo de alta. “A pesquisa aponta para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) alemão de 0,5% no trimestre entre outubro e dezembro”, disse o economista-chefe da Markit, Chris Williamson. Isso está em linha com a estimativa do governo para a expansão da economia este ano.

A indústria acelerou o ritmo em novembro, com o PMI do setor subindo para 52,5 ante 51,7 em outubro. O segmento de serviços também teve bom desempenho, com o seu índice subindo mais do que o esperado, de 52,9 em outubro para 54,5 em novembro, em meio ao aumento das encomendas.

Leia também:

Superávit comercial da zona do euro cresce� para 13,1 bi de euros em setembro

PIB da zona do euro cresce apenas 0,1% no 3º trimestre

Alemanha confirma alta de 0,7% no PIB do 2º trimestre

(com agência Reuters)