Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Setor privado americano contrata 281 mil em junho

Segundo relatório da ADP, setor de serviços foi o que mais criou vagas de trabalho no mês, com a abertura de 230 mil postos

As empresas norte-americanas contrataram 281 mil trabalhadores em junho ante 179 mil trabalhadores em maio, o maior aumento mensal desde novembro de 2012, segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira. Contudo, economistas consultados pela Reuters previam abertura de 200 mil novas vagas no mês passado, com a estimativa mais alta sendo de 240 mil.

Os ganhos foram liderados por empresas de pequeno porte com menos de cinquenta funcionários, que contrataram 117 mil trabalhadores em junho. Em seguida, ficaram as companhias de médio porte com até 499 funcionários, que contrataram 115 mil trabalhadores no mesmo período.

A maioria dos novos empregos foi criada pelo setor de serviços – 230 mil postos de trabalho -, enquanto que a indústria de produção de bens foi responsável pela criação de 51 mil postos.

Leia também:

Economia americana encolhe 2,9% no 1º trimestre

Indicador mostra força do mercado de trabalho dos EUA

Inflação acelera 0,4% nos Estados Unidos em maio

Já os empregos no setor de construção, um importante indicador para os setores de construção de moradias e vendas de imóveis comerciais, cresceram em 36 mil. “O número de empregos criados na construção foi particularmente encorajador, representando o total mais alto nesta indústria desde fevereiro de 2006”, disse o presidente da ADP, Carlos Rodriguez.

(com agência Reuters)