Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Setor de serviços cresce em outubro, mas desacelera ante setembro

Em comparação com o mesmo mês de 2012, receita de serviços subiu 8,8%. No ano, o setor acumula alta de 8,5%

A receita do setor de serviços cresceu 8,8% em outubro, na comparação com igual mês de 2012, conforme divulgou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, em relação a setembro houve desaceleração – no nono mês do ano, a receita do setor havia crescido 9,7% na relação anual.

Em termos setoriais, os serviços prestados às famílias aumentaram 12,6%; os de informação e comunicação, 7,9%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,2%; e Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 9,9%.

Leia mais:

Preço dos itens da ceia de Natal tem variação de até 183%

​Vendas no varejo crescem 0,2% em outubro

No acumulado do ano, a receita de serviços aumentou 8,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Este também foi o resultado do acumulado de 12 meses até outubro. No ano, o segmento Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio se destacou ao subir 10,8%, especialmente porque os serviços aéreos cresceram 18,2% no período, assim como os aquaviários (18,4%).

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é o primeiro indicador conjuntural que investiga mensalmente o setor de serviços no país. Ela abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram).