Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Serasa: inadimplência do consumidor recua pela primeira vez em 14 anos

Segundo Serasa, taxa de desemprego baixa, maior rigor na concessão de crédito e quitação de dívidas explicam a queda do índice

Por Da Redação 21 jan 2014, 09h53

O Indicador de Inadimplência do Consumidor registrou queda de 2% em 2013 na comparação com 2012, informou nesta terça-feira a Serasa Experian. Foi o primeiro recuo anual desde 2000, início da série. Em dezembro, a inadimplência do consumidor caiu 6,5% em relação ao mesmo mês de 2012 – sétima queda consecutiva -, mas teve alta de 2,7% ante novembro.

Os economistas da empresa atribuem o bom desempenho do indicador à “manutenção de baixas taxas de desemprego ao longo de 2013, maior rigor na concessão de crédito por parte das instituições financeiras e maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas em vez de assumirem novos financiamentos”.

Leia também:

Vendas do comércio crescem 0,7% em novembro

Inflação deve continuar a preocupar em 2014, dizem economistas

Confiança do comércio cai 3% no trimestre até dezembro

De acordo com a Serasa Experian, a queda de 2% na inadimplência no ano passado foi influenciada principalmente pelo recuo de 9,4% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos e pela redução de 4,8% na falta de quitação de dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica). O descumprimento de contratos com os bancos subiu 0,6% em 2013 e o volume de títulos protestados, 5,8%.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade