Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Serasa: atividade do varejo recua 0,3% em setembro

Por AE

São Paulo – O movimento dos consumidores nas lojas do País recuou 0,3% em setembro na comparação com agosto, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Foi registrada queda de 0,2% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática e de 0,1% em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Em contrapartida, foi verificada uma altade 0,6% no movimento dos consumidores nas lojas de material de construção e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, e de 0,7% em lojas de veículos, motos e peças. O segmento de combustíveis e lubrificantes ficou estável.

No acumulado do ano, até o mês de setembro, o varejo registra expansão de 9,4%, porcentual inferior à alta acumulada até o mês de agosto, de 9,5%, e à de janeiro a julho, que foi de 9,6%. O setor de material de construção se manteve na liderança, com crescimento de 11,7% no acumulado de 2011, seguido pelo setor de combustíveis e lubrificantes, com alta de 8,8%, e pelo de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 8,7%.

Para os economistas da Serasa Experian, o resultado de setembro aponta para um processo de desaceleração do ritmo de expansão da atividade varejista no segundo semestre, impactado pelo período de aperto monetário, de dezembro de 2010 até agosto. “A retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar, porém não reverter, o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional”, diz a Serasa Experian, por meio de nota.