Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Serasa aponta leve alta no comércio em agosto

Atividade subiu 0,2% no mês passado na comparação com julho deste ano

Por Da Redação 4 set 2013, 14h39

O Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta quarta-feira pela Serasa Experian, subiu 0,2% em agosto ante julho, variação obtida já com ajuste sazonal. Com isso, o movimento dos consumidores nas lojas repetiu o ritmo de avanço de julho. O resultado de agosto foi puxado pelos segmentos de material de construção (1,7%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,6%). O indicador tem como base o volume de consultas feitas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.

Leia também:

Setor de serviços tem primeira contração em um ano

Com inflação alta, inadimplência cai 3,5% em julho, diz Serasa

Vendas em shoppings cresceram 8% no 1º sem de 2013, diz Abrasce

Continua após a publicidade

Também houve avanço, em ritmo menor, nos segmentos de combustíveis e lubrificantes (0,3%) e de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,5%). Apresentaram recuo as lojas de veículos, motos e peças (-0,6%) e o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-3,4%).

Em nota, os economistas da Serasa Experian avaliam que o movimento do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas foi alavancado pela redução dos preços dos gêneros alimentícios. Já a alta do dólar, o aumento dos juros e a queda da confiança dos consumidores afetaram negativamente segmentos movidos a crédito, como o de veículos, motos e peças e o de móveis, eletroeletrônicos e informáticas. Na comparação com agosto do ano passado, o primeiro grupo encolheu 5,7% e o segundo, 4,9%.

Leia ainda:

Produção de veículos cai 2,7% em julho, diz Anfavea

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade