Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sephora diz que não controla o conteúdo de blogs de moda

Em nota enviada à imprensa, varejista de cosméticos afirma que blogueiras têm liberdade para opinar sobre seus produtos

Por Da Redação
29 ago 2012, 12h35

A varejista de cosméticos Sephora negou qualquer tentativa de induzir a publicação de resenhas favoráveis de seus produtos em blogs de moda, beleza e consumo. Em comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira, a empresa tentou suavizar a situação desconfortável em que foi inserida desde que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu investigar blogueiras de moda por terem feito publicidade velada para a Sephora durante o mês de julho.

“De maneira alguma a Sephora tenta influenciar no conteúdo de qualquer resenha que seja publicada na internet ou em qualquer outro meio”, disse a empresa, sem afirmar, de maneira direta, se houve ou não o pagamento de publicidade para as blogueiras investigadas pelo Conar. A Sephora disse ainda que, independentemente da compra de espaços publicitários, a empresa sempre convida blogueiras a expressar opiniões sobre seus produtos.

O caso ganhou evidência depois que as blogueiras Thássia Naves, Lalá Rudge e Mariah Bernardes fizeram posts idênticos sobre uma linha de maquiagem da YSL, representada no Brasil pela Sephora. Segundo o Conar, a investigação determinará se houve publicidade velada dos produtos da marca – ou seja, se as blogueiras receberam algum tipo de benefício ou remuneração para falarem bem dos produtos por meio de seus blogs e da rede social Instagram.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo e qualquer tipo de publicidade deve ser explicitada pelo veículo como tal. “Blogs não podem tentar disfarçar ou fazer com que o consumidor não perceba que se trata de propaganda comercial”, afirmou o Conar por meio de sua assessoria de imprensa.

Continua após a publicidade

Leia mais:

O boom dos blogs de moda já passou, diz Blogueira Shame

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.