Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Senado aprova mudança na caderneta de poupança

Inclusões foram feitas, como, por exemplo, a regulamentação da portabilidade de dívidas imobiliárias e a exigência de transferências de garantia

Por Da Redação 11 jul 2012, 18h19

A medida provisória que muda as regras da correção da caderneta de poupança foi aprovada nesta quarta-feira pelo Senado. O projeto de lei de conversão segue agora para a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff. Foram feitas alterações no texto orinal, enviado pelo Executivo, com a inclusão de dois “contrabandos” relacionados à portabilidade de crédito.

Entre as inclusões está a regulamentação da portabilidade de dívidas imobiliárias de um banco para outro. Agora não será necessário, por exemplo, fazer novo registro de alienação fiduciária ou hipotecária, mas apenas averbação da transferência, o que é mais barato. O texto também determina que seja realizada transferência da garantia à instituição financeira que assumiu a condição de credora nessas operações.

O projeto aprovado também define que o Conselho Monetário Nacional (CMN) editará norma disciplinando o uso de código de identificação específico para as operações de portabilidade de crédito e o uso de meio eletrônico para sua efetivação.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade