Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Secretário do Tesouro dos EUA apoia medidas da UE para escapar da crise

Paris, 7 dez (EFE).- O Secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, afirmou nesta quarta-feira em Paris que confia na capacidade da União Europeia de sair da crise da dívida, e ressaltou que a recuperação da zona do euro é muito importante para os Estados Unidos e o resto do mundo.

Nesta terça-feira, em Berlim, Geithner, que está em viagem oficial à Europa, disse que apoia as propostas formuladas pela França e Alemanha. Em Paris, ele se encontrou com o presidente do país, Nicolas Sarkozy, e com o ministro de Finanças da França, François Baroin.

O secretário de Tesouro dos EUA não deu entrevistas após seu encontro no Palácio do Eliseu, mas após sua reunião com o ministro, parabenizou a UE pelas reformas econômicas em andamento e pelos esforços para criar uma união fiscal e orçamentária na zona do euro.

Geithner disse a François Baroin que os EUA desejam que a UE consiga frear a propagação da crise na zona do euro, mas sabe que a situação ainda vai demorar algum tempo para ser solucionada.

A porta-voz do governo da França, Valérie Pécresse, também insistiu na necessidade de uma união monetária e política, que teria como ponto de partida o acordo franco-alemão.

A proposta dos dois países foi enviada ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e será submetida à aprovação dos demais países da UE na cúpula realizado nos próximos dois dias em Bruxelas, na Bélgica.

Todos os olhares estão agora direcionados para esse encontro, que pode restabelecer a confiança dos mercados na região. EFE