Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SEAE dá parecer favorável para Marfrig comprar Mercosul

Por Eduardo Rodrigues

Brasília – A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda emitiu parecer favorável à compra do Frigorífico Mercosul pela Marfrig, mas recomendou a alienação de unidades de abate da companhia no Rio Grande do Sul correspondentes à sua participação no mercado em 2009, quando ocorreu a aquisição.

A Seae analisou a operação de arrendamento de todos os bens e equipamentos do Mercosul destinados ao abate de bovinos nas cidades gaúchas de Bagé, Alegrete, Mato Leitão e Capão do Leão, além de Nova Londrina (PR), Pirenópolis (GO) e Tucumã (PA). De acordo com o documento, foram identificadas sobreposições horizontais nos mercados de abate de bovinos e ovinos no Rio Grande do Sul e em Goiás, além da oferta de carnes bovina e ovina in natura em todo o País.

Contudo, apenas no caso específico do Rio Grande Sul, foi identificada uma concentração de mercado superior a 20%, resultando na recomendação para alienação dos matadouros. A operação ainda deverá ser analisada pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça antes de ir a julgamento pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).