Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

SDE recomenda condenação de cimenteiras por formação de cartel

Por Da Redação 10 nov 2011, 09h12

SÃO PAULO (Reuters) – A Secretaria de Direito Econômico (SDE) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira decisão em que recomenda condenação de seis empresas do setor cimenteiro por formação de cartel.

As empresas envolvidas são Holcim, Votorantim, Camargo Corrêa, Cimpor, Itabira Agro Industrial e Companhia de Cimentos Itambé, informou a assessoria de imprensa da SDE, órgão vinculado ao Ministério de Justiça.

Além das empresas, a SDE inclui na recomendação a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), segundo a assessoria. Seis pessoas físicas também estão incluídas.

“Decido (…) pela remessa dos presentes autos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para julgamento, com recomendação de aplicação de multa por infração à ordem econômica”, afirma em despacho o secretário de direito econômico, Vinícius de Carvalho.

No caso, a SDE decidiu arquivar o processo contra a Lafarge, que acertou acordo com o Cade, e contra a Cimentos Liz “por insuficiência de provas de sua participação na conduta investigada”.

Representantes das empresas não puderam ser imediatamente contatados para comentar o assunto.

(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Vivian Pereira)

Continua após a publicidade
Publicidade