Sarney confirma apreciação de veto dos royalties amanhã
Decisão vai contra recomendação da vice-presidente da Câmara

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), confirmou nesta segunda-feira que vai pôr em votação nesta terça-feira, às 19h, o veto parcial da presidente Dilma Rousseff à nova lei de distribuição dos royalties do petróleo. A decisão vai contra recomendação da vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), que, na semana passada, após presidir a sessão do Congresso que aprovou o requerimento de urgência para a votação, pediu que a análise dos vetos ficasse para o ano que vem.
Leia também:
Fux deve julgar liminar sobre royalties na 3ª feira
Câmara aprova proposta do Senado sobre royalties
Parlamentares do Rio de Janeiro ingressaram na semana passada com dois mandados de segurança no Supremo Tribunal Federal questionando o rito de aprovação da urgência. Sob a relatoria do ministro Luiz Fux, as ações pedem liminarmente a ineficácia da sessão da semana passada e a consequente suspensão da votação desta terça-feira.
Na última quarta-feira, as duas Casas aprovaram regime de urgência para derrubar o veto feito pela presidente Dilma Rousseff à regra que prevê uma distribuição mais equilibrada dos recursos entre todos os estados. O pedido de urgência – que permite a apreciação deste veto antes de outros 3.060 vetos presidenciais, referentes a outras leis, que aguardam votação – foi aprovado por 348 deputados e 60 senadores. Apenas 84 deputados e 7 senadores votaram contra o requerimento.