Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Sarkozy convoca reunião interministerial sobre plebiscito grego

Por Da Redação 1 nov 2011, 09h46

Paris, 1 nov (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, convocou nesta terça-feira uma reunião interministerial sobre a decisão do Governo grego de condicionar a um plebiscito a aplicação do plano de resgate aprovado pela zona do euro.

O encontro será às 17h (14h de Brasília) no Palácio do Eliseu, sede da Presidência gala, e deve contar com a participação do primeiro-ministro, François Fillon, do ministro da Economia, François Baroin, e do titular das Relações Exteriores, Alain Juppé.

A esta reunião foram convocados ainda o responsável de Orçamento e porta-voz do Executivo, Valérie Pécresse, o secretário de Estado de Assuntos Europeus, Jean Leonetti, e o governador do Banco da França, Christian Noyer, detalharam a Agência Efe fontes do Eliseu.

Na agenda de Sarkozy está prevista nesta terça-feira uma conversa por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, que vai abordar com sua equipe da mesma forma o anúncio do primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, de convocar um plebiscito sobre o segundo plano de resgate.

No acordo alcançado em Bruxelas na semana passada 50% da dívida grega foi perdoada e foi autorizada a concessão a Atenas de um novo empréstimo de 130 bilhões de euros.

Em contrapartida, a Grécia se compromete a continuar adotando uma firme política de economia, com privatizações, cortes de empregos públicos, reduções salariais e enxugamento das despesas.

O ministro do Interior grego, Haris Kastanidis, indicou que o plebiscito ocorreria na segunda semana de janeiro. Uma pesquisa feita há dois dias pela empresa Kappa indicou que 60% dos entrevistados são contrários ao acordo alcançado com os sócios europeus. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade