Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sara Lee irá listar ações de café e chá em Amsterdã

Por Gabriela Mello

Amsterdã – A Sara Lee anunciou hoje que listará ações dos negócios de café e chá na Bolsa de Amsterdã, como parte dos planos de dividir as operações em duas companhias distintas de capital aberto.

O grupo norte-americano informou que os negócios de café e chá serão incorporados na Holanda, onde também se localiza a marca de café Douwe Egberts. A nova empresa, que também produz Pickwick Teas, terá sede em Amsterdã e a separação das operações será concluída até o final de junho, de acordo com a Sara Lee.

“Com mais de 250 anos de história, os negócios de café e chá têm sólidas posições de mercado e raízes profundas em muitos mercados”, afirmou o executivo-chefe Jan Bennink em um comunicado. “Fixá-los na Holanda permite que a administração esteja perto dos principais mercados da Europa Ocidental e a gerência eficaz do portfólio global”, acrescentou ele.

Em 2011, a Sara Lee comunicou que dividiria as suas operações em duas companhias de capital aberto no começo de 2012, separando os negócios internacionais de café e chá das atividades na América do Norte, que incluem marcas como a Jimmy Dean e a Hillshire Farms.

Na primeira fase da cisão, o grupo informou que a separará todas as ações da sua subsidiária norte-americana que detém as operações de café e chá. Imediatamente depois, os acionistas da Sara Lee receberão um dividendo especial de US$ 3/ação, de acordo com a empresa.

A Sara Lee revelou ainda que tal cisão poderia liberar cerca de US$ 700 milhões de impostos devidos do balanço. As informações são da Dow Jones.