Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo ultrapassa NY e tem maior frota de helicópteros do mundo

Capital paulista ultrapassou a cidade americana e conta com cerca de 2 000 pousos e decolagens por dia

São Paulo agora é considerada oficialmente a capital mundial de helicópteros. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), a cidade possui a maior frota do transporte no mundo inteiro. A pesquisa leva em consideração a frota e o número de operações por asa rotativa no país e nas principais capitais mundiais. No caso de São Paulo, há 411 helicópteros registrados e cerca de 2 200 pousos e decolagens por dia. Em Nova York, são 120 aeronaves.

O estudo, concluído em agosto de 2013, ainda aponta que o Brasil conta com 1990 aeronaves registradas e se encontra em quarto lugar no ranking de países com as maiores frotas de helicópteros civis do mundo. Os Estados Unidos encabeçam, de longe, o topo da lista, com 12000; em segundo vem o Canadá, com 2776 helicópteros. Em quarto lugar está a França, com 1300; e em quinto, o Reino Unido, com 1260 aeronaves.

Leia ainda: Ajuda do governo a aéreas não envolverá BNDES

Para a Associação, os resultados reforçam as ações das autoridades aéreas junto a órgãos governamentais para aprimorar a segurança de voo e a melhora do planejamento do espaço aéreo para comportar a demanda. O setor de helicópteros no Brasil cresceu, em média, cerca de 20% ao ano nos últimos cinco anos. São mais de 3.700 pilotos de helicóptero em operação.

Acidentes – Segundo levantamento preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o número de acidentes com helicóptero no país tem caído. Em 2012, a redução no número de acidentes envolvendo esses transportes foi de 15,5%, de acordo com o órgão federal. Até 2016, a meta do IHST, entidade internacional voltada à segurança de voo por helicóptero, é reduzir em 80% o número de acidentes com helicópteros no Brasil.

Leia também:

Embraer prevê a entrega de até 530 jatos no Brasil em 10 anos

Governo discutirá na semana que vem apoio ao setor aéreo