Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Santander prepara IPO de unidade mexicana

Operação pode levantar até 4 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg

Por Da Redação 16 ago 2012, 09h55

O banco espanhol Santander informou nesta quinta-feira que nos próximos dias dará entrada no processo para listar em bolsa parte da unidade mexicana, no que pode ser a maior oferta pública inicial de ações (IPO) que já aconteceu no México. No Brasil, houve rumores de que o banco negociaria venda de parte de seus ativos para instituições locais (Bradesco ou Banco do Brasil). Contudo, à época, o presidente do conselho do Santander, Emilio Botín, veio a público para desmentir a possível venda.

O maior banco da zona do euro, que está lutando contra a recessão na Espanha e uma crise da dívida que está se espalhando pelo bloco, possui diversas operações na América Latina. O banco listou o Santander Brasil em 2009.

O Santander visa a levantar até 4 bilhões de dólares no IPO, de acordo com a Bloomberg na quarta-feira. O banco disse que ainda não decidiu quanto da unidade mexicana colocará em circulação no mercado, mas em qualquer caso manterá a participação majoritária. As ações serão listadas na Cidade do México e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

O Santander tem operações na Argentina, Brasil, México, Chile, Peru, Porto Rico e Uruguai, uma carteira de 41 milhões de clientes e mais de 6 mil agências.

A América Latina responde por quase 20% dos ativos do grupo e 52% do lucro líquido. A construtora espanhola OHL abriu o capital da unidade mexicana em novembro de 2010 em uma transação que levantou 910 milhões de dólares, a maior no México em quase duas décadas.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade