Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santander lidera ranking de reclamações do BC em junho

Esse é o quinto mês em que o banco aparece no topo da lista de queixas dos consumidores

O Banco Santander liderou em junho, pelo quinto mês seguido, o ranking de reclamações do Banco Central (BC), entre as instituições com mais de 1 milhão de clientes. O banco registrou um índice de 2,41 – dado que leva em conta as reclamações e o número de clientes de cada instituição. A lista traz ainda Itaú (1,47), Banco do Brasil (1,24), Caixa Econômica Federal (0,95) e Banrisul (0,78) nas primeiras posições.

O total de reclamações contra bancos cresceu em relação a maio. Foram 2.406 demandas consideradas procedentes no mês passado, ante 2.361 no quinto mês do ano. Os números referem-se apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.

Leia também:

Reclamações contra bancos aumentam 169% em 12 meses

Bancos são multados em R$ 4 mi no Paraná

Santander investirá US$ 20 bi em pequenas e médias empresas na América Latina

As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em conta (413), prestação de forma irregular do serviço conta salário (311) e tarifas (cobrança irregular por serviços não contratados), com 287 registros. No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as que mais receberam queixas foram Bonsucesso, BMG e BNP Paribas.

(com Estadão Conteúdo)