Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santander fará oferta para adquirir filial brasileira em outubro

Operação não garante que o controle do Santander Brasil seja transferido para a matriz espanhola, já que os acionistas podem não vender suas ações

O Banco Santander anunciou que realizará, no dia 30 de outubro, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) para adquirir a parcela de 24,7% de ações que ainda não controla da filial brasileira. A informação foi divulgada em comunicado enviado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), nesta quinta-feira. A empresa espanhola deixou em aberto o período para que os acionistas minoritários do Santander Brasil aceitem a oferta, que é voluntária.

Leia mais:

Ana Botín tirou Brasil da liderança de resultados no grupo Santander

Ana Botín é nomeada nova presidente do Santander

Morre Emilio Botín, presidente do Grupo Santander

Na segunda-feira, o banco aprovou uma ampliação de capital de 4,6 bilhões de euros (13,8 bilhões de reais) para realizar a operação, que havia sido anunciada em abril. No começo deste mês, a matriz espanhola do banco foi autorizada a adquirir todos os papéis que ainda não controla do Santander Brasil, de acordo com anúncio feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A autorização, no entanto, não garantia que o controle o Santander Brasil seja passado para sua matriz espanhola, já que os acionistas podem ou não vender suas ações em uma OPA.

Leia também:

Botín confirma demissão de autor do texto que desagradou Dilma ​

Morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos

O Santander é o quarto maior banco do Brasil, país que mais gera lucro às contas da empresa, com cerca de 27,3 milhões de clientes em todo o território nacional. Entre janeiro e junho, o Santander obteve no Brasil um lucro líquido de 758 milhões de euros (2,3 bilhões de reais), 17,5% a menos que no ano anterior, o que obedeceu principalmente à desvalorização do real em relação ao dólar, segundo o balanço mais recente da matriz espanhola.

(Com agência Efe)