Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santander confirma fechamento de 700 agências na Espanha

Banco absorverá a operação das filiais Banesto e Banif e, diante das sinergias, 700 agências espanholas serão fechadas

O Santander, primeiro grupo bancário da zona do euro por capitalização, confirmou nesta segunda-feira que vai absorver as filiais Banesto e Banif e utilizar o Santander como única marca comercial na Espanha.

A fusão por absorção do Banesto representará 520 milhões de euros de economia e de lucros adicionais no prazo de três anos. Também significará o fechamento de 700 agências, segundo o Santander. Depois da fusão, que será concluída em maio de 2013, o Santander terá 4.000 agências na Espanha e a participação no mercado passará de 10% de 2008 a 13% em 2015.

As negociações com ações do Santander e do Banesto foram suspensas após comunicado emitido pelo banco espanhol. No mês passado, o Banesto informou que estava estudando a venda da rede de agências ao seu controlador.

O sistema bancário espanhol, atingido duramente pela estouro do bolha do mercado imobiliário e pela prolongada recessão no país, tem sido forçado a controlar custos e a se desfazer de cerca de 185 bilhões de euros em ativos imobiliários tóxicos.

A Espanha tornou-se o foco da crise de dívida da zona do euro, em meio a preocupações de que seus bancos possam precisar de mais apoio financeiro em um momento em que o governo lida com um dos maiores déficits públicos da região.

(Com Reuters e EFE)