Rússia fecha doze restaurantes do McDonald’s
Medida é represália às sanções aplicadas por potências ocidentais por causa da crise na Ucrânia

Autoridades russas fecharam temporariamente doze restaurantes do McDonald’s nas cidades de Moscou, Stavropol, Sochi, Krasnodar e Ekaterimburgo, informou a rede de fast-food nesta sexta-feira. “Estamos estudando minuciosamente o conteúdo dos documentos da agência (de defesa de consumidores da Rússia) para determinar o que deve ser feito para reabrir os restaurantes o mais rápido possível”, disse a companhia em comunicado.
A justiça da Rússia ordenou que quatro dos doze estabelecimentos fechados temporariamente, três em Moscou e um em Ekaterimburgo, permaneçam inoperantes por um período de tempo mais prolongado, alegando violações da legislação sanitária. Um dos estabelecimentos fechados corresponde ao primeiro restaurante aberto em 1990 pelo McDonald’s, na Praça Pushkin, em Moscou. A rede afirmou que pretende recorrer da decisão do tribunal.
Leia também:
Ministro da Rússia pede subsídio à produção de carne após embargo
Proibição de importações na Rússia beneficia magnatas da indústria de alimentos
Em retaliação aos EUA, Rússia fecha quatro unidades do McDonald’s
Cenário – Além dos fechamentos, mais de cem unidades do McDonald’s foram alvo de inspeções por parte de autoridades russas. As medidas acontecem em meio às tensões entre Rússia e Estados Unidos desencadeadas pela crise da Ucrânia. O presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou na quinta-feira a possibilidade de impor novas sanções econômicas ao país do lesta-europeu por causa da série de violações da soberania do país vizinho.
(Com agência EFE)