Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Russa Gazprom pode investir US$ 125 bi em três anos

Por Gabriel Bueno

Moscou – O conselho da gigante do setor de energia Gazprom discutirá nesta terça-feira um plano prevendo 4,0 trilhões de rublos (US$ 124,8 bilhões) em investimentos nos próximos três anos, informou hoje o jornal russo Vedomosti, citando um documento que vazou.

O programa de investimentos, que inclui o imposto sobre valor agregado e exclui gastos da unidade de petróleo Gazprom Neft e de subsidiárias da empresa, prevê investimentos de 709,6 bilhões de rublos em 2012, 1,747 trilhão de rublos em 2013 e 1,541 trilhão em 2014.

A Gazprom não confirmou os dados até o momento, mas afirmou que um plano de investimento será anunciado amanhã, após aprovação do conselho.

O investimento irá para um novo gasoduto, que vai da região do Extremo Oriente, de Yakutia, até Vladivostok, na costa russa no Pacífico, e também na preparação inicial para um gasoduto ao longo do Mar Negro, até a Bulgária. Analistas têm criticado a companhia por gastar demais, argumentando que ela é ineficiente em comparação com as principais rivais ocidentais do setor de energia. As informações são da Dow Jones.