Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rupert Murdoch deixará comando de suas empresas

Seu filho James deverá assumir a presidência da 21st Century Fox, que inclui a Fox, a News Corp e a Sky

Aos 84 anos de idade, o magnata das comunicações Rupert Murdoch prepara-se para entregar a seu filho mais novo James o comando do conglomerado 21st Century Fox, informou nesta quinta-feira o canal CNBC. Rupert Murdoch anunciou que James, atualmente diretor de exploração, assumirá o cargo de diretor-geral, mas não indicou quando isso ocorrerá oficialmente.

Concorrente do canal CNBC, a Fox News, que pertence a Murdoch, anunciou que a transferência poderá acontecer no final deste ano ou início de 2016. O magnata, no entanto, permanecerá como presidente executivo do conselho do grupo que, desde a divisão de seu império, há dois anos, reúne seus canais de televisão (Fox, Sky) e os estúdios de cinema 20th Century Fox.

LEIA TAMBÉM:

Fox, de Rupert Murdoch, retira oferta pela Time Warner

Solteirice de Rupert Murdoch poderá custar caro

Uma organização similar já está em andamento em outra sociedade de Rupert Murdoch, a News Corp, que reúne seus jornais envolvidos no escândalo dos grampos no Reino Unido e as editoras HarperCollins e Harlequin. Ele mantém a presidência executiva do conselho de administração, mas confiou a um amigo da família, Robert Thomson, a direção-geral.

O grupo Fox está na Bolsa de Valores, mas permanece controlado em 39,4% pela família Murdoch. A Fox perdia 0,88%, a 32,56 dólares em Wall Street, às 13h30, horário de Brasília. Um porta-voz da Fox afirmou à CNBC que a questão da sucessão estava no programa do próximo comitê de direção.

O velho magnata começou a preparar a sua sucessão no ano passado, se aproximando de seu filho mais velho, Lachlan, e nomeando-o co-presidente dos conselhos de ambas as empresas.

Sob a nova reorganização, James Murdoch, de 42 anos, assumirá a gestão diária dos negócios, “trabalhando em conjunto com seu irmão Lachlan, 43, e seu pai”, de acordo com fontes da CNBC, que descreveram a futura relação entre os dois irmãos como uma “parceria”. Mas “não há dúvida de que Murdoch pai manterá a última palavra sobre o que está acontecendo na Fox”, acrescentou o canal.

James Murdoch deixou seu posto de chefe do grupo britânico BSkyB após o escândalo de escutas ilegais de personalidades no Reino Unido, e dividia a direção operacional da Fox com Chase Corey, que deve deixar seu posto para assumir um papel consultivo.

Herdando um pequeno jornal australiano, Rupert Murdoch construiu um império que abrange vários continentes. Ele adquiriu, ao longo dos anos, uma reputação de “fazedor de reis”. No Reino Unido, os seus jornais fizeram campanha para os primeiros-ministros conservadores Margaret Thatcher, John Major e, numa reviravolta inesperada, o trabalhista Tony Blair. Rupert Murdoch foi casado e se divorciou três vezes. James e Lachlan são filhos de sua segunda esposa, a jornalista Anna Torv. O magnata tem seis filhos no total.

(Com Agência France-Presse)