Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rompuy confirma próxima cúpula europeia para 30 de janeiro

O presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, anunciou nesta terça-feira que a próxima cúpula europeia será celebrada em 30 de janeiro de 2012.

“Nossa próxima cúpula foi marcada para 30 de janeiro”, disse Van Rompuy em mensagem de vídeo publicada na página da internet do Conselho da Europa.

O tema principal será ajustar os detalhes do pacto de união fiscal, que foi decidido na cúpula de 8 e 9 de dezembro por todos os dirigentes da União Europeia, salvo a Grã-Bretanha, e agora deve ser ratificado por pelo menos nove países da Eurozona para sua entrada em vigor, prevista para o começo de março.

Durante a última reunião de cúpula da UE (bloco formado por 27 países), todos os seus membros, com exceção da Grã-Bretanha, fizeram um pacto fiscal para endurecer a disciplina dos 17 países da zona do euro.

A partir de agora, os governos que ratificarem este pacto deverão garantir o equilíbrio orçamentário, segundo uma “regra de ouro” que deverá constar em sua Constituição. Além disso, serão aumentadas as sanções contra os infratores, que poderão ser levados ao Tribunal de Justiça europeu.

As advertências contra o futuro do euro aumentam a cada dia. A economia mundial enfrenta uma fase “muito perigosa”, afirmou esta terça-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ao advertir em uma reunião na Nigéria sobre as possíveis repercussões da crise nos países pobres.

“Atualmente, a economia mundial está em uma conjuntura muito perigosa”, disse Lagarde, que citou entre os fatores mais preocupantes a crise de confiança dos mercados, com altos índices de desemprego e uma desaceleração do crescimento.

Neste sentido, o presidente da UE informou que a próxima cúpula será dedicada ao emprego.