Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rombo da Previdência dispara e chega a 5 bilhões em março

Déficit foi 165,9% maior que o registrado no mesmo período do ano passado

A Previdência Social registrou um déficit de 5 bilhões de reais em março. O saldo negativo é 165,9% maior que o obtido no mesmo mês do ano passado. O resultado foi confirmado nesta quinta-feira pelo Ministério da Previdência e atesta números já divulgados pelo Tesouro Nacional.

O rombo nas contas é resultado de uma arrecadação previdenciária de 22,7 bilhões de reais, não suficiente para equilibrar as despesas do mês, que foram de 27,7 bilhões. O balanço foi influenciado pelo déficit nas contas da previdência rural, que foi de 5,5 bilhões de reais. Por outro lado, o setor urbano teve um superávit de 478,7 milhões de reais.

O aumento do salário mínimo, que subiu de 622 para 678 reais, e os pagamentos por incapacidade também influenciaram no desempenho negativo.

As aposentadorias no período somaram 16,8 milhões. Outros 30,2 milhões de brasileiros receberam benefícios da previdência, sendo que 16,14 milhões foram previdenciários, que incluem pagamento de pensões por morte, auxílio-doença e salário-família. O montante é 3,4% superior ao registrado no mesmo mês em 2012.

Leia também:

Rombo da Previdência sobe 47% em fevereiro a R$ 5,1 bilhões

Previdência fecha 2012 com déficit 9% maior

STF: quem adiou aposentadoria tem direito a revisão de benefício

Excêntrico americano se “aposenta” aos 30 e faz sucesso comna internet

(com Estadão Conteúdo)