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Richard Branson, o incansável, agora apresenta avião supersônico

Bilionário ajuda a criar aeronave que tem velocidade 2,6 vezes maior que a de aviões comuns; tempo de voo entre Nova York e Londres deve cair pela metade

O bilionário Richard Branson, fundador do grupo Virgin, revelou nesta quarta-feira o protótipo de um novo avião supersônico que promete reduzir o tempo de viagens aéreas e levar passageiros de Londres a Nova York em três horas e quinze minutos. Hoje, o trajeto dura pouco mais de seis horas.

O XB-1, apelidado de “Baby Boom” – em alusão à Boom, startup que trabalhou com a Virgin no projeto -, é considerado o avião civil mais rápido do mundo. Seu primeiro voo deve ser realizado em 2023, com uma passagem custando 2.500 libras (cerca de 10.600 reais).

A aeronave tem uma velocidade de cruzeiro de 2.335 quilômetros por hora, 2,6 vezes maior que a de outros aviões. O Baby Boom pode transportar 40 passageiros por vez.

“Sempre fui apaixonado por inovação aeroespacial e desenvolvimento de voos comerciais de alta velocidade”, disse Branson. “Como inovadora no setor, a decisão da Virgin Galactic de trabalhar com a Boom foi fácil.”

Apesar de outras empresas aeroespaciais como a Boeing e a Lockheed Martin desenvolverem suas próprias espaçonaves supersônicas, a Virgin e a Boom esperam vencer a concorrência no mercado, já que sua aeronave utiliza tecnologia já aprovada pelos reguladores.

O desenvolvimento da nova aeronave do Boom foi feito em parceria com a Spaceship Company, ligada à Virgin Galactic. A empresa fornecerá serviços de engenharia e fabricação à Boom, além de suporte e operações de voo de teste.

Antes da inauguração, Blake Scholl, presidente e fundador da Boom, disse: “sessenta anos após o início da era do jato, ainda estamos voando com velocidades dos anos 1960. Os designers da Concorde não tinham tecnologia para viagens supersônicas a preços acessíveis, mas agora podemos fazer isso.”

O voo de teste subsônico do XB-1 ocorrerá a leste da cidade americana de Denver, no Colorado, enquanto os voos de teste supersônicos serão perto da Base da Força Aérea de Edwards, no sul da Califórnia.

Comentários

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  1. Fico pensando: se um avião supersônico adota o bico pontiagudo por ter melhor aerodinâmica, por quê aviões comerciais não fazem o mesmo? É preferência por gastar mais combustível, ter mais arrasto aerodinâmico, gerar mais esforço estrutural na aeronave…?
    Obs.: sou apenas um leigo, não entendo praticamente nada de aviação ou aerodinâmica.

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  2. Ailton, quem pode te responder isso são os projetos de aviões de caça e o Concorde. Aliás, esse projeto daí é igualzinho ao Concorde…

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  3. Ailton, porque isso não é o bico mais indicado para a velocidade da aviação comercial atual. Voar acima da velocidade do som muda muito.

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  4. Samuel Sobral Vilela

    avião supersônico ???? não é o Concorde!!!!!!!!!!

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  5. Roberto Michelson

    Espaçonaves supersônicas??!! Acho que a Veja quis dizer “aeronaves supersônicas”. Senhor redator, avisa para a garotada da redação que não basta passar no tradutor do Google, tem que revisar o texto, sempre!

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  6. Aloisio Barros

    O Concorde fazia isso e foi abandonado. Esse cara tá reinventando a roda.

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  7. Aloisio Barros

    Alô projetistas do Concorde, processem esses caras que plagiaram o Concorde, um ícone!

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  8. Aloisio Barros, a foto realmente causa a impressão de ser um “novo Concorde”. Mas o avião é bem menor, tem apenas 40 assentos, enquanto o Concorde era enorme, com capaidade de 128 assentos. Com a aposentadoria dos Concorde, essas naves pretendem suprir a demanda de vôos rápidos.

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  9. Luiz Carlos Bittencourt

    A turma não sabe nem fazer avião de papel dobrado e fica dando palpite em aeronave supersônica

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  10. Cézar Oliveira

    O Brasil ficou no 14 bis

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