Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Resultados da AMD no 1o trimestre superam expectativas

Por Noel Randewich

SAN FRANCISCO, 19 Abr (Reuters) – A fabricante de chips AMD prevê receita acima das expectativas do mercado, enquanto disputa com a líder Intel um mercado de PCs atualmente em dificuldades.

A instabilidade nas economias europeias, a recuperação errática dos Estados Unidos, uma crescente preferência de consumidores por tablets, e uma recente falta de hard drives devido a enchentes na Tailândia no ano passado exerceram seu peso no mercado de PCs.

“Houve dados decentes no primeiro trimestre e um bom guidance para o segundo trimestre, e isso indica uma recuperação no mercado de PCs enquanto a disponibilidade hard drives retorna”, disse o analista Daniel Berenbaum, do MKM Partners.

A fabricante de chips também enfrenta forte competição enquanto a Intel começa a entregar seu novo e poderoso chip para PCs, apelidado de Ivy Bridge, e realiza vendas de sua recentemente lançada plataforma de servidores Romley.

A AMD tem lançado novos processadores próprios, e o novo presidente-executivo, Rory Read, prometeu melhorar a performance da empresa em meio a problemas de execução de longa data.

Na terça-feira, a Intel registrou resultados que confirmaram que o mercado de PCs ainda está vivo, mas não se recuperou completamente, num relatório que não conseguiu gerar novos ganhos acionários após um recente rali.

A AMD registrou receita trimestral de 1,59 bilhão de dólares, abaixo do 1,61 bilhão de dólares no mesmo período no ano passado. A empresa estima que a receita no segundo trimestre crescerá 3 por cento numa base sequencial.

Analistas esperavam que a AMD registrasse receita de 1,56 bilhão de dólares no primeiro trimestre e 1,59 bilhão de dólares no trimestre atual, um aumento sequencial de 2 por cento, de acordo com o Thomson Reuters I/B/E/S.

A AMD teve prejuizo líquido de 590 milhões de dólares, ou 0,80 dólar por ação, comparado a um lucro líquido de 510 milhões de dólares, ou 0,68 dólar por ação, no mesmo período no ano passado. O lucro ajustado foi de 0,12 dólar por ação, superando as expectativas do mercado de 0,09 dólar.

A ação da AMD subiu 1,63 por cento no after-market após ter fechado estável a 7,97 dólares.