Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Repsol nomeia novo diretor-geral de negócios

A maior petroleira espanhola, a Repsol, aprovou nesta segunda-feira uma reorganização de sua direção, que inclui a criação de uma Direção Geral de Negócios, ocupada por Nemesio Fernández-Cuesta, informou a companhia em um comunicado.

O conselho de administração da petroleira aprovou uma reorganização na qual “se reforça tanto a área corporativa da companhia quanto a de negócios”.

Esta nova Direção Geral compreenderá “a Direção Geral de Exploração e Produção, a anterior Direção Geral de Downstream, que se segrega em duas grandes áreas – uma Industrial (Refino e Química) e de Novas Energias – e outra Comercial (Marketing e GLP), junto com Trading e Transportes, além de negócio do GNL e da área de Recursos (Engenharia e Compras e Contratações)”.

Fernández-Cuesta era até agora o responsável da área de Downstream, cujo posto será ocupado por Luis Cabra.

O novo diretor-geral de negócios será na prática o número dois do presidente da petroleira, Antonio Brufau, segundo a imprensa espanhola.

Além disso, “com a meta de potencializar o desenvolvimento ativo da estratégia da companhia, baseada na antecipação de oportunidades, no controle da gestão e no impulso da tecnologia como motor de transformação, foi criada a Direção Geral de Estratégia e Controle”, cuja direção será ocupada por Pedro Fernández Frial.

O conselho de administração da petroleira também aprovou o plano estratégico 2012-2016, que na terça-feira será apresentado publicamente.